Por Maira Caleffi, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento
A descoberta do câncer de mama faz nascer uma guerreira. E apesar da individualidade de cada jornada no enfrentamento da doença, a força e a motivação para vencê-la também vem daqueles que estendem a mão e dividem os desafios. E é justamente para fortalecer as redes de apoio e o compartilhamento de informações sobre prevenção e tratamento que a campanha Outubro Rosa te convida: #CompartilheSuaLuta.
A cada ano, são milhares de novos diagnósticos. Mas também milhares de histórias vitoriosas que comprovam a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento com agilidade. Como ainda há muito a ser feito, durante este mês queremos estimular o compartilhamento dessas histórias, assim como dúvidas, desafios, aprendizados e vitórias – para que cada vez mais mulheres sejam curadas.
Todos nós conhecemos alguém que já enfrentou ou está passando pelo câncer de mama. No Hospital Moinhos de Vento, desde que inauguramos o Núcleo Mama Moinhos, há 15 anos, vivenciamos diariamente a luta das nossas pacientes e renovamos a nossa convicção de que é preciso falar cada vez mais sobre o assunto.
O apoio de quem já viveu um momento semelhante é fundamental para que pacientes e familiares possam fazer um bom uso da rede de informações úteis e verdadeiras sobre o diagnóstico e tratamento. E é diferente quando você ouve o relato de alguém que já passou pela mesma situação que você.
Por isso compartilhar experiências é uma ferramenta tão importante para combater e superar a desinformação, que apesar dos avanços, ainda é grande. O câncer de mama atinge todas as classes sociais, e nenhuma mulher pode ficar invisível nesse processo.
O combate ao câncer de mama é uma luta de todos, e seguiremos ajudando mais e mais mulheres a compartilharem suas histórias de luta e vitória. Nossas guerreiras não estão sozinhas e precisam saber que têm com quem contar. É quando uma conversa com a outra, divide a sua caminhada, as suas angústias e a sua vitória, que a rede se faz mais forte, durante o ano inteiro.