Por Ricardo Felizzola, CEO do Grupo PARIT S/A
Acordei feliz nesta segunda-feira e vou explicar o porquê. O Brasil vai mudar! A democracia, apesar de ser mal interpretada por muitos e existir em nossa carta dando privilégios para tanta gente, na hora H funcionou e caçou aqueles que não conseguem enganar a todos todo o tempo. Isto entusiasma. O tempo de TV não valeu nada, isto encanta! Apesar dos recursos compulsórios achacados do contribuinte para manter o que aí estava, a maioria eleita não foi proporcional ao que foi gasto. Vários candidatos novos deram um show de votos. Caciques políticos que há 40 dias faziam previsões estúpidas, considerando-se intocáveis, estão atônitos, fico feliz com isto... As ideias liberais começam a se impor apesar de todo um histórico (30 anos) que abonou a ignorância que permitiu o crédito para a formação de um sistema onde nada funcionou em termos de progresso, onde a ordem foi corrompida e a corrupção simplesmente era justificada no intuito de promover ideias totalitárias justificadas por uma teórica proteção aos menos favorecidos.
Também estou feliz pelo acontecido de uma improvável renovação nas Câmaras e no Senado, contrariando o que foi planejado por aqueles que arquitetavam continuar e por agora conhecer melhor alguns dos meios de comunicação que com seus paradigmas e preconceitos aprenderam com erros de previsão. Feliz por que justamente estes, às vezes desprezando a vontade de quem vota, agora gaguejam ao ver a realidade do voto democrático derrubando o estado das coisas.
Acordei feliz porque há, agora, uma real chance para o Brasil e o Rio Grande do Sul melhorarem seu ambiente de negócios, de uma melhor compreensão sobre o que se pode construir a partir da confiança em ideias racionais e que possam reformar tudo com enorme potencial. Feliz porque um tsunami atingiu o sistema. Além da Lava-Jato, somou-se o voto popular para referendar os ares de mudança. Feliz porque uma lista imensa de novos protagonistas foi eleita e outra ainda maior de verdadeiras nulidades foi derrotada de forma definitiva. Feliz por ler cada mensagem, cada twitter e cada discussão em que participei antes desta eleição e ver que as percepções se realizaram. Feliz porque tenho certeza que todo o povo brasileiro vai aproveitar o que vem pela frente para inovar e, pela primeira vez na história, talvez seguir apostando em ideais liberais.