Aprendemos teorias, assistimos a palestras, lemos artigos, mas não somos formados para esse assunto que está tão em voga; as tais competências socioemocionais.
Afinal, o que são e o que têm a ver com a educação?
Na verdade, é algo que deve permear, conversar e se entrelaçar com todo o currículo e o tempo todo. Pois são competências, que depois todos esperam de um profissional. Trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento, adaptar-se, ser criativo, são algumas delas, apenas para citar rapidamente.
Na escola, até há pouco, muito formal e conteudista, precisa se deparar com a necessidade de trabalhar as emoções com os alunos. Até porque a sociedade pede e clama por isso.
Não basta mais ensinar só conteúdo, pois a formação integral vai muito além
Se eu professor me permitir escutar e ver o aluno de forma integral e não só um aluno para depositar conteúdo, estará permitindo conversar com valores. Especialmente valores que formarão um cidadão integral, plenamente para viver ou sobreviver nessa sociedade.
O cognitivo e o socioemocional têm que andar juntos. As pesquisas nos provam que a razão e a emoção convivem e constroem a aprendizagem.
A Base Nacional Comum Curricular apregoa o desenvolvimento integral; fala não só de conteúdo, mas vai mais além e insiste para o como esse conteúdo; como por exemplo, na resolução de problemas atuais. Que o que eu aprendo deve ser comunicado e deve ajudar alguém.
É fato: não basta mais ensinar só conteúdo, pois a formação integral vai muito além e em meio a tantas transformações na sociedade se faz ainda mais necessária. Preparar o aluno para os desafios do século e compreender os diferentes, ser crítico e construir um projeto de vida pautado em valores.
As competências socioemocionais são mais difíceis de ensinar e mais difíceis ainda de avaliar. Mas se tratadas como transdisciplinarmente torna-se possível e extremamente pertinente para a construção de uma sociedade mais justa. Claro que para isso, precisamos, enquanto educadores sabermos que tipo de aluno queremos.
O conteúdo da escola tradicional atendeu a uma demanda que não corresponde mais com o tempo atual. A realidade hoje é complexa e a falta de valores éticos e morais é evidente e notada. E a transformação ocorrerá a partir da educação e através dela. O aluno deve ingressar no mercado de trabalho com a incorporação de competências que o faça lidar com os problemas e na resolução de conflitos que são vários e nos mais diversos campos.
É uma mudança de cultura e precisa estar no foco na educação e dos estudos de formação daqui para frente. Com esse novo cenário, abre-se a possibilidade de melhorar os índices e teremos alunos mais conectados, uma vez que sentirão que estão conversando com o mundo atual e construindo seu projeto de vida. Entenderão que há sentido em cada conteúdo ensinado.