O que a Conferência de Solvey, o PayPal e a Universidade de Stanford têm em comum? Todas foram o ponto de encontro de pessoas geniais.
A Conferência de Solvey é uma série de congressos científicos internacionais voltados para o aprofundamento do conhecimento nas áreas de física e química. A quinta edição do evento, que aconteceu em Bruxelas, em 1927, é considerada a mais importante da história – já que foi a maior reunião de gênios do século 20. Dos 29 participantes, 17 tinham ganhado ou ganhariam o Prêmio Nobel, incluindo Einstein e Niels Bohr.
O PayPal foi uma empresa pioneira que, há 20 anos, revolucionou o pagamento online no mundo. Ela foi construída por profissionais que, ao deixarem a companhia, após a venda para o eBay, outra gigante do comércio eletrônico, em 2002, fundaram ou apoiaram as mais bem-sucedidas startups do planeta. Os fundadores do YouTube, hoje avaliado em mais de US$ 100 bilhões, são ex-funcionários do PayPal. O Facebook, o Uber e o Airbnb, três das mais valiosas startups do mundo, receberam aportes de ex- funcionários do PayPal em seus estágios iniciais.
Já a Universidade de Standford é considerada o motor do principal polo de inovação tecnológica do mundo, o Vale do Silício. Foi lá onde os fundadores de algumas das principais empresas de tecnologia do Brasil atualmente – Nubank, Dog Hero e Quinto Andar – se conheceram.
Talento, competência e ambição foram fatores importantes na trajetória dessas pessoas, mas os laços sociais construídos entre elas certamente alavancaram suas conquistas. Mesmo depois de deixar seus lugares de origem, as pessoas continuaram compartilhando ideias e se ajudando em desafios. Não é à toa que a turma do PayPal e de Stanford se intitulam como “máfia”.
Lançamos, na última semana, a quarta turma do Scale-Up Endeavor aqui no Rio Grande do Sul, um programa de apoio a empreendedores que estão se destacando pela inovação e crescimento. Eles se unem pela vontade de fazer crescer seus negócios e pelo compromisso de multiplicar o poder de transformação dos empreendedores.
Já são mais de 100 empreendedores que integram a “máfia do bem” das scale-ups gaúchas e estão no caminho para revolucionar seus negócios e transformar o ecossistema local. Esse é o poder da comunidade. Quando pessoas que compartilham de valores e ambições comuns atuam em rede, elas potencializam suas competências individuais e são capazes de realizar grandes feitos.