* Presidente do Sindilojas Porto Alegre
Quais são os passos para transformar uma cidade? Não há uma fórmula pronta para resolver todos os problemas que existem em um município, mas dois atributos são necessários para quem deseja geri-lo: vontade e coragem. Diversas gestões estiveram à frente de Porto Alegre nas últimas décadas e o que se constata, na verdade, é que poucos são aqueles que abrem mão do seu bel-prazer para pensar no coletivo, em soluções para a comunidade como um todo. É preciso evitar a vontade própria para mudar para melhor a cidade.
Obviamente, Porto Alegre, o Rio Grande do Sul e o Brasil precisam que iniciativas de fomento ao empreendedorismo e abertura de novos negócios sejam efetivadas, gerando uma cadeia beneficiada com aumento de renda, criação de novos postos de trabalho e de um maior potencial de consumo. Diversos problemas foram criados ao longo de anos, e hoje é necessário corrigi-los, como parte de um processo de reestruturação do município, para que a retomada de crescimento seja viável.
Como população, precisamos entender as mudanças que estão sendo realizadas, pois elas são necessárias à cidade. Muitas dessas mudanças não vão ser do agrado de todos e talvez prejudiquem algum setor específico da Capital. Alguns erros ocorrerão no meio do caminho, mas somente com apoio e união enxergaremos soluções de longo prazo, que terão contribuição fundamental para a retomada do crescimento de Porto Alegre.
Entendemos que alguns pontos são essenciais para conseguirmos evoluir. Além do estímulo ao empreendedorismo, o combate ao comércio informal, a melhoria da segurança pública e a redução e simplificação dos tributos, impostos e licenças são indispensáveis para voltarmos a crescer. Com ações proativas, engajamento, colaboração e participação ativa de toda a população, Porto Alegre tomará o rumo para ser novamente motivo de orgulho a todos.