* Jornalista, presidente da Comissão das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS (2014)
"Não há país tão fortemente entrelaçado com o Brasil quanto a Alemanha". Para quem conhece nossos laços com Portugal, França, Grã-Bretanha, Itália, Estados Unidos, uma frase forte... e verdadeira. "Mestre João", conselheiro, cientista e médico de Pedro Álvares Cabral, descreveu o Brasil e o Cruzeiro do Sul ao Rei Emanuel ainda antes de Pero Vaz de Caminha! Hans Staden, em 1557, publicou o primeiro livro sobre o Brasil. Especialistas em flora e fauna (Spix, Martius) dissecaram o Brasil e legaram volumosas ilustrações. Rugendas pintou índios, matas e costumes, alimentando fantasias europeias de um Eldorado pré-fotográfico. Johann Heinrich Böhm criou o Exército brasileiro com paulistas, mineiros, baianos, pernambucanos, maranhenses ainda sem consciência de brasilidade, reconquistou o Sul para as Cortes de Portugal em 1776 – daí o título de "Libertador do Rio Grande do Sul"! Um jesuíta alemão nas Missões imprimiu o primeiro livro no Brasil.
A Imperatriz Leopoldina, da família imperial dos Habsburg, da Áustria, comandou a proclamação da Independência do Brasil. O ultimato das Cortes de Lisboa a Dom Pedro I em viagem pelas margens do Ipiranga foi-lhe reenviada com sua cobrança de ruptura definitiva. Figura feminina maior da história do Brasil, ela também recomendou a busca de alemães para povoarem o Sul do Brasil. O Conde de Tefé e o Conde d'Eu foram heróis da Guerra do Paraguai. Alemães capitanearam o processo de industrialização do Brasil, especialmente no Sul. Lindolfo Collor, ministro do Trabalho de Getúlio Vargas, elaborou a legislação trabalhista que ainda hoje acirra os ânimos. Friedenreich foi precursor do Rei Pelé. Oscar Niemeyer projetou Brasília. Burle Max desenhou parques e jardins. Ernesto Geisel foi presidente. Lideranças católicas e luteranas, Vera Fischer, Gustavo Kürten, Giselle Bündchen, Lya Luft e tantos outros são faces do Brasil multicultural.
Novos tempos virão com os maciços investimentos da SAP, Stihl, Maffei, Randon, Fraport, Medical Valley, Centro de Estudos Europeus e Alemães, 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha e Projeto Bicentenário 2024!