* Desembargadora, ex-presidente do TRE-RS
Resiliência significa a habilidade de persistir nos momentos difíceis mantendo a esperança. E essa é a leitura que faço do atual momento histórico brasileiro.
Ao tempo em que me despeço da presidência do TRE-RS e me preparo para alçar novos voos como primeira mulher candidata à presidência do Tribunal de Justiça do Estado, devo destacar o caminho positivo trilhado na gestão do TRE gaúcho.
Sabe-se que as exigências às mulheres pioneiras de alguma conquista vêm sempre no superlativo. Temos de demonstrar a todo instante o que nos fez chegar ali, e por esse motivo ressalto a concretização exitosa das eleições municipais de 2016, em que realizamos a apuração mais rápida da história do voto eletrônico no Estado.
No primeiro turno, o cômputo da votação foi encerrado às 20h49min do dia da eleição. E, no segundo turno, Porto Alegre foi a última a encerrar, às 19h05min, horário que estabeleceu novo recorde para o turno.
A despeito disso, desde 2008 a Justiça Eleitoral tem trabalhado em um aprimoramento tecnológico, o Programa de Identificação Biométrica, destinado a garantir ainda mais lisura ao sistema eletrônico de votação brasileiro.
No RS, mais de 3 milhões de eleitores já foram identificados biometricamente, o que corresponde a quase 40% do eleitorado gaúcho, percentual superior ao contabilizado pelo TSE, em âmbito nacional.
No que concerne à prestação jurisdicional, vale registrar que dos 27.571 pedidos de registro de candidatura para as eleições de 2016, 82% foram julgados dentro do prazo legal. E, nesse ponto, cabe um esclarecimento, pois, com a reforma eleitoral de 2015, os juízes eleitorais e o TRE-RS tiveram apenas 28 dias para julgar todos os processos.
Como reflexo desse processo de aperfeiçoamento interno, o resultado da pesquisa de satisfação dos eleitores, quanto à qualidade dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral, variou entre 86,6% e 98,52%.
Com efeito, vivemos tempos difíceis e nosso potencial só será realizado se a nossa democracia funcionar, somente se a política refletir a dignidade de nosso povo, e nesse cenário o Poder Judiciário tem um papel significativo.