* Padre e jornalista
A Igreja primitiva celebrava a Missa às escondidas, nas catacumbas, não em público. As reservas da hóstia consagrada eram levadas aos enfermos na prisão à espera do martírio. Em 1247 aconteceu a pioneira procissão eucarística pelas ruas de Diocese de Liège. Já se fazia com o Ostensório (estojo circular dourado ou prateado onde se coloca Jesus Sacramentado), com ruas enfeitadas.
Em 1263, aconteceu o Milagre em Bolsena. Um sacerdote teve dúvidas da presença real de Cristo na consagração. Viu sair da hóstia sangue empapando no corporal, pano litúrgico que acolhe a patena e o cálice. Hoje ainda se conservam essas relíquias e se vê a pedra do altar, manchada de sangue. Movido pelo prodígio, Papa Urbano IV estende a festa do Corpus Christi a toda a Igreja em 1264. Por meio da uma bula, universaliza a solenidade, com o objetivo de sublinhar a presença real de Cristo no sacramento. Foi liturgicamente colocada depois das grandes celebrações para receber ainda maior destaque. Na França, posteriormente, era também uma contestação pública dos católicos contra os protestantes, que não acreditavam na presença concreta de Cristo. Houve época que andavam armados na procissão eucarística, num confronto violento contra os descrentes, muito longe do que Jesus pregou. Mas a fé na presença de Jesus na hóstia levou os fiéis a dar-lhe culto público e prestar-lhe reverência e adoração máxima.
A Palavra de Cristo não volta atrás. O que está dito, está dito: "Isto é o meu Corpo"; "Isto é o meu sangue"(Mc 14,12s). A eucaristia não é somente uma presença simbólica de Jesus, um ícone, uma logomarca, um amuleto mágico. Quando Jesus falou que daria sua carne como comida e seu sangue como bebida, as pessoas não creram. Debandaram, achando se tratar de canibalismo e androfagia (cf. João 6,52). Diante das divergências existentes no decorrer da história, o Concílio de Trento (1545-1563) declarou que Jesus está presente em carne e sangue, corpo e alma, divindade e humanidade. Este grande mistério é chamado pela Igreja de transubstanciação, mudança radical da substância de pão em Corpo de Cristo e do vinho em Sangue de Jesus.