* Sociólogo, servidor público
Mérito. Esforço. Dedicação. Esta é a fórmula para tudo dar certo. Mas, claro, ajuda um pouco estudar em uma escola particular cuja mensalidade custa dois salários mínimos. Ajuda também dormir em uma cama bem confortável, acordar com um "lauto desjejum", regado a suco natural de laranjas, sucrilhos, torradas, ovos mexidos e o que mais desejar.
Também contribui ir para a escola de carona com o pai ou a mãe, numa camionete da moda, bem vestido e com dinheiro no bolso para a merenda na cantina da escola. No almoço, normalmente ir até o shopping com os colegas, comer no McDonald's, servido por um destes que não deu certo.
Contribui muito o cursinho para chegar à universidade. Nada de trabalhar para ajudar em casa ou pagar os estudos. Isto é coisa de quem não dá certo! Aos 18 anos, ganhar um carro do papai e da mamãe, sair por aí, zoando os pobres, quem sabe batendo nos mendigos e agredindo prostitutas. Papai também fez isso e hoje é um conceituado executivo!
Estes que irão dar certo, não sabem e nem querem conhecer a vida real, o mundo que passa fome, que trabalha (quando consegue trabalho) 16 horas diárias, que sofre dentro de ônibus lotados e que, se ficar doente, perde o emprego, mas não consegue consultar no precário sistema público de saúde.
Estudará em uma escola pública sucateada, feia, mal pintada e com professoras abnegadas que também não deram certo, pois recebem um salário miserável e ainda por cima usam parte dele para comprar até merenda e material escolar para seus alunos!
O jovem que dará certo deve aprender com o papai, assim como o Marcelo aprendeu com o Emiliano, ou Joesley e Wesley aprenderam com Zé Mineiro, a corromper políticos, superfaturar obras, roubar do povo. Isto é dar certo. Ser chamado de "doutor" por suas próprias vítimas.
Se tudo der certo, isto vai mudar. O trabalho será digno, as chances serão iguais, a vida será valorizada pelo caráter e pelas atitudes das pessoas, jamais por uma cultura elitista e preconceituosa. As oportunidades serão idênticas e os sucrilhos e achocolatados existirão para todos.
Vamos fazer dar errado!