Marchezan chamou Porto Alegre de TU, não importando idade, sexo, cor ou condição social, e venceu. Claro que não se explica a grande vitória apenas por uma forma de tratamento, mas a palavra sempre importa. Como compositor e publicitário eu sei que a palavra é tão forte quanto qualquer arma. 'No princípio foi o verbo.'
Hoje em dia qualquer um com pouco mais de 40, 50 anos chega numa loja e é tratado por 'senhor', mesmo que esteja inteiraço. Marchezan quebrou a escrita e nos tratou por TU. O nosso TU. O TU gaúcho de quatro costados. Nem as novelas globais (viva elas!), nas quais impera o 'carioquês', afastaram Marchezan da ideia de aplicar um marcante TU na cabeça de 60% dos votos válidos. O TU acolhe. Deu ele na parada.
Mas nem tudo é responsabilidade apenas do prefeito. Ele afirmou querer e precisar da participação de todos. Na democracia, não basta votar. Tem que ficar de olho, pressionar, apoiar, criticar, ajudar. Se o prefeito abre essa possibilidade, talvez seja hora de arregaçar as mangas e dar um help. Mesmo com a grande abstenção (fenômeno que ocorreu em quase todo o Brasil) quem clicou 45 apostou na ideia de um novo rumo, uma nova atitude.
Voltando ao TU, há muita gente que opta por 'senhor' dizendo que foi criado assim e que tal tratamento é mais respeitoso. Mas o 'senhor' também nos remete, por exemplo, à subserviência da Casa Grande e Senzala. Ao 'sinhozinho', ao 'vossa mercê' (que virou você). O TU é direto. Claro que falar corretamente na segunda pessoa é mais difícil do que fazer a concordância exata com o 'você' da terceira pessoa. Mas o TU agrega, aproxima, chimarreia.
Aqui nos 'pagos' eu prefiro o TU. E tudo indica que em termos de marketing o TU ainda funciona por aqui. Amigos da mídia, da propaganda, a vitória de Marchezan alavancou o nosso TU a outro patamar. 'Pay attention, galera!' O 'senhor' e o 'você' perderam força neste segundo turno da eleição à Prefeitura de Porto Alegre. Marchezan falou direto ao 'seu João' e à 'dona Maria'. Tratou Porto Alegre de TU e foi para o trono. Marchezan, agora TU és o prefeito.