A vida de cada um de nós é cheia de escolhas. Escolher o caminho mais adequado, a parceria que nos complete, a profissão que nos realize, pode nos levar longe e a ter momentos felizes. Ou, uma escolha equivocada pode nos levar à falência, a uma relação tumultuada ou a um futuro sem perspectivas.
Por que falo isso? Porque com países, Estados e cidades também funciona assim.
Quando escolhemos não apostar em inovação, estamos optando por um futuro limitado. Quando um país escolhe vender apenas commodities para o Exterior, está dizendo a todos que quer depender das chuvas, da Bolsa de Chicago, enfim, depender de fatores externos a sua vontade ou seu controle. Quando estimula um Estado gigante, burocrático, que só pensa em si mesmo, está acabando com um presente e futuro promissores.
Responsabilizar-se pelo seu próprio cuidado e construir seu futuro é difícil, exigente, mas necessário.
Resolvi escrever sobre esse assunto porque outro dia um primo meu, bem jovem, que trabalha em uma boa empresa, me disse que está pensando em ir morar na Estônia! Estônia? Como assim? Um pequeno país que há 20 anos pertencia à falecida União Soviética e que temos que olhar no mapa pra ver onde se situa?
É um país que tem a dimensão de 1/6 de Nova Iorque, uma população de um milhão e 300 mil habitantes (o país inteiro tem a população de Porto Alegre!), mas fez as escolhas certas e hoje é o país que tem a maior quantidade de startups por habitante do mundo: uma startup para cada 3,7 mil cidadãos! E como conseguiu isso?
Entre tantas coisas, ensinam programação de computadores para todos os jovens, os serviços governamentais podem ser acessados online, os cidadãos podem acessar seus dados de saúde na nuvem e fazer o pagamento de estacionamento pelo celular. Consideram o acesso à internet um direito de todos. As pessoas cultivam, com orgulho, a construção coletiva da cultura da inovação.
Assim, um pequeno e desconhecido país ao sul da Rússia está conseguindo atrair alguns dos mais talentosos e empreendedores jovens do mundo.
Enquanto isso, vemos, a cada dia, nossos melhores talentos saírem do RS e do Brasil.
Escolhas!