Quem vai liderar na economia do futuro? As grandes corporações ou os pequenos empreendedores?
Esse é o tema de um instigante artigo publicado por Jason Dorrier, sobre a conferência de John Hagel, co-chairman da Deloitte Center of Edge, que estuda as grandes tendências do futuro. Ele falou na Singularity University Exponencial Conference.
Hagel diz que existem duas visões: o impacto da tecnologia digital vai fragmentar tudo, quebrando as empresas em cada vez menores pedaços? Vamos todos virar agentes livres, independentes, agrupados em projetos específicos?
Ou vamos para a centralização, em que os vencedores vão ficar com tudo, existindo poucas organizações – os Googles e Facebooks do mundo – deixando todas as outras empresas marginalizadas?
No passado industrial, as grandes companhias tinham muitas vantagens, os fatores de produção: equipamentos, infraestrutura, capital. Quanto mais produziam, mais os custos caiam. Era mais fácil e mais eficiente coordenar atividades a partir de uma só empresa. Ser grande fazia sentido.
Na economia digital, isso não é mais sólido, porque computadores e internet possibilitam organizar milhares de pequenos produtores. Os fatores de produção se tornaram mais acessíveis a qualquer um. Muita coisa é feita através de apps. Basta conectar e alguém, de pijama em casa, pode produzir. Em tempos de personalização, dá para produzir em pequenas escalas.
Hoje você pode fabricar produtos físicos de qualidade em qualquer lugar.
Para grandes produções, você precisa de fábricas tradicionais. Para desenvolver produtos, não. Com pouco dinheiro, você pode ter uma impressora 3D, um desktop CNC, e já tem uma fábrica. Ou nem isso: pode alugar esses equipamentos somente quando precisar. Até supercomputadores, na nuvem. Podemos alugar todas as facilidades de alguém.
Os produtores vão ficando menores e descentralizados. Mesmo que algumas empresas continuem grandes.
Muitas empresas estão tratando de desenvolver plataformas para organizar empreendedores: Uber é para donos de carros. Airbnb é para donos de imóveis. Ninguém precisa ter um táxi ou comprar um hotel para participar. Apenas precisam ter um apartamento para alugar, um carro para dirigir, e uma forma de se conectar com consumidores.
Existe um Uber para tudo agora! São plataformas muito flexíveis, para organizar a produção já existente.
A grande mudança que está acontecendo produz novas oportunidades e desafios para empresas e criadores, nessa incerta economia guiada pela tecnologia digital, liberalizarão e globalização.
Nós veremos fragmentação ou concentração, dependendo de onde olhamos.
Este é um mundo de negócios muito excitante, mas extremamente desafiador, em que é preciso buscar novas capacidades para fazer parte disso!
Este é o futuro!