Eles nos governam, por isso é importante saber como veem o cenário nacional. O Instituto Methodus fez pesquisa com 123 agentes políticos no Rio Grande do Sul, com atuação municipal, estadual ou federal. Os questionamentos foram sobre observações do atual momento. A maioria faz a leitura correta dos fatos. No entanto, me surpreende como uma parte ainda não enxerga a realidade.
Quando questionados sobre crise econômica, 79% responderam que acreditam. Onde estão morando os outros 21%? A inflação em alta, o desemprego crescendo, mais gente inadimplente e empresas fechando as portas. Até a bicicleta da presidente Dilma Rousseff sabe da crise econômica. Ninguém no governo nega. E mesmo assim tem político que não vê.
Sobre a crise política, 87% acreditam. Outros 13% não acompanham o noticiário de Brasília. Será que não sabem que o governo tenta recompor a base no Congresso Nacional? Nunca ouviram falar do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que está pronto para qualquer briga com a turma do Planalto.
A pesquisa mostra ainda, entre outros dados, que 78% dos entrevistados se sentem cobrados pela população a dar explicações sobre o momento do País.
Eu não sou de generalizar a crítica aos políticos, de fazer aquele discurso comum. Mas têm muitos que vivem no Mundo da Lua. Não sei o que é pior: não conseguir ver ou fazer de conta que nada vê. Se não sabe fazer a leitura, certamente não terá a solução.
O governo não esconde as crises, mesmo que tente atenuar. A primeira para resolver é a política, que permitirá combater a econômica, que vem afetando diretamente o cidadão.