Os postes da rede de energia elétrica atraem carros nas madrugadas de sábado em Porto Alegre. Como um ímã, os veículos grudam nas estruturas de madeira ou concreto. Uns resistem, outros não. É uma atração que pode ser fatal. Eu não lembro de um sábado apresentando o Gaúcha Hoje sem notícias de acidentes onde os motoristas pararam nos postes.
Neste sábado (15), um automóvel Fox deixou parte da zona sul sem luz. O corte no fornecimento de energia é um dos efeitos diretos dos acidentes.
A culpa não é dos inocentes postes. Eles estão sempre lá, não trocam de posição nas calçadas. Nos outros dias da semana, os choques não são tão comuns. É no fim de semana que a química provoca a atração. A resposta para a maior parte dos casos é simples: bebida alcoólica.
No final das madrugadas, saída de festas e motoristas alcoolizados. Sorte que não tem gente caminhando nas calçadas, porque eles não tem condições motoras, mas decidem sair dirigindo pela cidade. Em muitos acidentes, fogem do local, abandonando o carro batido antes da chegada da polícia ou dos fiscais de trânsito.
Com a repetição dos acidentes neste horário, é incompreensível que a Operação Balada Segura termine no meio da madrugada. O Detran já prometeu reorganizar as escalas para levar as barreiras até mais tarde. Enquanto isso, a saída das festas continua livre. Só os postes para parar os bebuns.