Por Nelson P. Sirotsky, publisher e membro do Conselho Editorial da RBS
Em seus mais de 60 anos de jornalismo diário, a RBS vem aperfeiçoando a produção de comunicação de qualidade, assumindo compromissos sólidos com seus públicos. Ser transparente é nossa obrigação. Esse espaço semanal do Conselho Editorial é também uma oportunidade para se dar clareza aos públicos sobre alguns de nossos processos internos para o aprimoramento do jornalismo profissional, que, além da missão de informar com correção, é, cada vez mais, um contraponto essencial à desinformação e às notícias falsas, infelizmente tão presentes no nosso dia a dia.
Cabe à empresa assegurar que as opiniões sejam dadas com liberdade, independência e absoluta responsabilidade
Na RBS, esse trabalho é exercido hoje por 500 profissionais da área da informação e da opinião. São jornalistas profissionais, apresentadores, comunicadores, colunistas, comentaristas, líderes de redação, editores, repórteres, designers, diagramadores, fotógrafos, cinegrafistas, produtores e assistentes de conteúdo. Entre eles, temos 50 profissionais contratados pela empresa que, além do trabalho de reportar os fatos e informações, também emitem suas opiniões sobre acontecimentos do dia a dia. Temos outros 38 articulistas convidados, que também compartilham seus pontos de vista em espaços identificados. Destaco ainda, as centenas de pessoas que estão em contato permanente com nossos profissionais e comunicadores, assim como com as nossas redações. Junto com o público, todos fazem parte de um complexo e dinâmico ecossistema de informação profissional.
A missão maior de nossos profissionais é a ampla cobertura dos fatos, sempre a partir de fontes confiáveis, por meio de uma rigorosa checagem de cada informação antes de divulgá-la, para dar luz a diferentes análises e opiniões, que representam com equilíbrio e ponderação a diversidade de pontos de vistas dos nossos públicos. Cabe à empresa assegurar que as opiniões sejam dadas com liberdade, independência e absoluta responsabilidade. Por outro lado, é indispensável que, quando eventualmente exageramos ou cometemos erros, estes sejam corrigidos com transparência e sem subterfúgios.
Esse é um processo contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem pausa. São inúmeras reuniões presenciais, incontáveis contatos virtuais e milhares de interações diárias entre nossos profissionais, suas fontes e o público.
Nosso Conselho Editorial, com membros de dentro e de fora da empresa, reforça a diversidade de olhares, ajudando a zelar pela independência, pluralidade, transparência e equilíbrio da linha editorial, além de exercer um processo crítico sobre nossos conteúdos diários e grandes coberturas.
O Comitê de Jornalismo, por meio da diretora-executiva de Jornalismo e Esporte, dissemina os resultados dessas discussões entre jornalistas e comunicadores em reuniões periódicas e contatos diários nas nossas redações. Pessoalmente, entendo que o mundo virtual ajuda muito, mas é fundamental para o jornalismo a continuidade dos encontros presenciais, na empresa e fora dela.
Como publisher, procuro ser o guardião de nossos valores jornalísticos e desse ecossistema de produção de informação, fazendo com que funcione com total transparência e eficácia. Entendo que esse trabalho contribui para garantir ao nosso público um jornalismo de qualidade, em constante aperfeiçoamento, fundamental para o desenvolvimento da sociedade e para a consolidação da nossa democracia.