Por Nelson P. Sirotsky, publisher e membro do Conselho Editorial da RBS
Jornalismo profissional de qualidade, um contraponto essencial à desinformação, à manipulação de fatos e às fake news, é o compromisso que temos hoje e que vamos aprofundar em 2023 na produção de conteúdos distribuídos pelos veículos do Grupo RBS em diferentes plataformas. Isso significa assegurar a nossos públicos o direito à informação independente, à checagem rigorosa dos fatos e à admissão de erros e correções quando necessário. Este procedimento tem que ser exercido sempre, seja em momentos previamente planejados, como a cobertura das eleições de 2022, nos fatos corriqueiros do dia a dia ou em episódios que não se sabe quando vão acontecer, como a morte de Pelé, um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Com a contribuição do nosso Conselho Editorial, seguiremos incansáveis na busca pela verdade, por meio do jornalismo exercido com método, da maior abrangência de pautas e com destaque para o hiperlocalismo, ampliando os públicos, avançando em tecnologia e incentivando sempre a formação de novas gerações de profissionais.
Qualidade é um conceito que, em jornalismo, precisa ser constantemente redefinido e atualizado, em sintonia com as demandas dos públicos e com as transformações da sociedade. Queremos ouvi-los cada vez mais para que nossos temas e nossos formatos sejam efetivamente relevantes. Buscaremos esse objetivo com pluralidade, equilíbrio e responsabilidade na apuração de fatos e na divulgação de opiniões, por entendermos que liberdade de imprensa e de expressão não significa imunidade. Ao contrário, aumenta ainda mais a responsabilidade de assegurarmos que múltiplas visões sejam representadas, de forma independente, ajudando as pessoas a fazer melhor seus julgamentos e a tomar decisões mais acertadas.
Com a contribuição do nosso Conselho Editorial, seguiremos incansáveis na busca pela verdade, por meio do jornalismo exercido com método
Quem se submete à desinformação e a inverdades, fica menos preparado para entender o mundo de forma ampla, como é retratado pela mídia profissional, com qualidade. Daí a decisão da RBS de buscar mais protagonistas, diversificando ainda mais temas e visões. No esporte, nossa cobertura seguirá dando ênfase ao futebol masculino e feminino, além de outras modalidades. Teremos mais espaço também para a economia gaúcha, com atenção especial ao agronegócio, ao empreendedorismo e aos movimentos pela inovação no Estado. O mesmo tratamento será dado à cultura, à tradição e às expressões urbanas, valorizando nossos inúmeros talentos.
Paralelamente, seguiremos aprofundando temas essenciais para a sociedade, como educação, saúde e segurança pública. Os avanços se estenderão também a outras áreas relevantes para as pessoas, como a questão climática e ambiental, entre outros. Com um jornalismo profissional e de qualidade, no papel de curadores e de arena para o debate construtivo, levaremos aos nossos públicos um mundo mais complexo e mais plural do que o das bolhas nas redes sociais.
Assegurar que todas as visões estejam representadas nos conteúdos jornalísticos contribui para a reunificação do país e para o fortalecimento da democracia, em um momento importante de mudança do cenário político em âmbito estadual e nacional. E coincide com um novo ciclo digital na RBS, com transformações que, a partir de 2023, irão aprimorar ainda mais nossa experiência oferecida aos públicos.