A redação de GaúchaZH recebeu, nesta segunda-feira (6), a comitiva da 38ª Noite Italiana, festa gastronômica realizada no município de Antônio Prado, na Serra. Neste ano, o evento ocorrerá nas noites de 18 e 25 de agosto. Estiveram presentes na redação o presidente da festa, Luis Anselmo Ziliotto, e a vice-presidente, Gabriela Pedron Ortigara. A Noite Italiana é promovida anualmente desde 1981 e tem como objetivo reproduzir os costumes dos imigrantes italianos que chegaram à região há mais de 140 anos.
Com o tema "Da nossa família para a sua", a 38ª Noite Italiana espera receber este ano cerca de três mil pessoas no Centro de Eventos de Antônio Prado, segundo Ziliotto. Nos dois sábados, a festa começa às 20h, com cinco ilhas gastronômicas e muita comida típica da Itália. O cardápio contará com frango a menarosto e a passarinho, polenta frita e brustolada, pepino, pão, queijo, salame e copa, além de bolo, cucas, grostoli, merengue, frutas, e, claro, muito vinho e suco de uva.
A abertura do evento, nas duas noites, ficará por conta do grupo Zo Scarpon. O evento também terá as apresentações musicais dos Garotos de Ouro, no dia 18, e do Tchê Barbaridade, no dia 25.
— Não é só a comida que é italiana, a música também. Nós sempre procuramos manter a identidade da festa. Neste ano, vamos abrir a Noite Italiana com quatro horas de música típica da Itália. Vão ter outras músicas, claro, mas a gente sempre procura resgatar a tradição — contou Ziliotto.
A 38ª edição da Noite Italiana também conta com uma novidade. Segundo o presidente do evento, este é o primeiro ano em que as pessoas podem comprar ingressos pela internet. O ingresso antecipado custa R$ 110 e garante comida, bebida e música à vontade. Mais informações podem ser consultadas no site da festa.