Jornalista está sempre atrás de um "case", assim, dito em inglês: o caso, o personagem, a empresa, a instituição que seja um ótimo exemplo daquilo que se quer contar. Em uma reportagem do RBS Notícias sobre saque do Fundo de Garantia, o repórter busca uma pessoa que sacou o fundo. Em uma matéria da ZH sobre barulho na Cidade Baixa, procuramos por alguém que não consegue dormir naquele bairro. E assim por diante.
Na semana passada, a repórter Joana Colussi desligou o telefone após uma longa entrevista com um produtor rural e declarou para a editora Karen Viscardi:
– Achei o case perfeito!
Ela se referia à história da Ruviaro Agropecuária, de São Borja, que está contada no caderno Campo e Lavoura desta edição. O case dos sócios Eduardo Coelho e Guilherme Ruviaro Fração mostra o futuro da pecuária. Não há história melhor do que a deles.
Dedicamos, todo fim de semana no caderno Campo e Lavoura, e todo dia na coluna de Gisele Loeblein, um bom espaço para valorizar e debater o agronegócio, não por acaso: o setor é responsável por 40% do PIB gaúcho.
Chegamos, neste fim de semana, a mais uma Expointer. A 40ª edição. "É mais do mesmo", você pode pensar. "O que pode haver de novo no agronegócio?". Muita coisa. E é isso que nossa equipe de 16 jornalistas dedicados à cobertura no Parque de Exposições Assis Brasil vai mostrar. Confira o caderno encartado nesta edição e veja como o campo, em um exemplo espetacular para todas as outras áreas da atividade econômica do Rio Grande do Sul, se renova, se reinventa, cresce e se mantém firme, apesar da crise econômica e política que atinge a todos nós.