Uma das dúvidas que pais têm quando os filhos ainda são bebês é quando levá-los ao dentista pela primeira vez: logo que saem os dentes? Depois de 1 ano? Outra dúvida é com relação à higiene bucal: deve começar antes ou depois do nascimento do primeiro dentinho? E o uso de pasta de dente e fio dental?
Em busca de respostas, a equipe Fralda Cheia conversou com a dentista Beti Asnis e traz as informações para os nossos leitores:
Qual a idade para a primeira visita da criança ao dentista?
A primeira visita ao dentista pode ser feita assim que nasce o primeiro dente. Porém, antes disso, os pais ou responsáveis podem consultar para que recebam orientações.
Quando ainda não tem dentes, deve ser feita higiene bucal?
Antes do nascimento dos dentes, a higiene pode ser realizada com gaze ou fralda de pano umedecida, 1 vez ao dia.
Depois que o bebê já tem dentes, como deve ser a escovação?
A higiene dos dentes deve ser iniciada assim que os mesmos começarem a nascer. Pode ser feita usando as dedeiras de silicone ou escovas infantis pequenas com cerdas bem macias. Para os primeiros dentinhos, uma gaze ou fraldinha de pano umedecida também pode ser uma opção. É muito importante introduzir este hábito na criança da maneira que melhor se adapte a ela e ao cuidador.
Deve-se usar pasta de dente? Qual tipo?
Hoje, preconiza-se o uso de creme dental com flúor desde o nascimento dos primeiros dentes de leite, na quantidade adequada e realizada por um adulto. Fundamental a orientação individualizada do cirurgião-dentista.
E fio dental? Com que idade começa o uso?
Com relação ao fio dental, também importante a introdução deste hábito na criança. Porém, um profissional deve avaliar quando o mesmo deve ser iniciado.
O que os pais não podem esquecer para evitar cárie na criança?
A cárie é uma doença multifatorial. Para evitá-la, algumas medidas preventivas são importantes: higiene com escova adequada, fio dental e creme dental fluoretado. Também é muito importante a dieta. Quanto maior for o número de vezes que a criança ingerir açúcar ou carboidratos ao longo do dia, mais alto será seu risco de ter cáries. Isso quer dizer que, para prevenção das cáries, o que importa é a frequência do consumo, não a sua quantidade.
As consultas ao dentista para receber orientações individualizadas também são fundamentais para a prevenção da cárie e outras doenças bucais.
Algum alimento é proibido?
A proibição de alguns alimentos não garante a ausência de cáries, mas, como foi dito anteriormente, a frequência com que os mesmos são ingeridos ao longo do dia tem grande importância. Uma alimentação saudável e balanceada é a melhor maneira de garantir saúde oral.