Hoje é o último dia para justificar a ausência no segundo turno da eleição deste ano. Aqui no Rio Grande do Sul, isso se aplica aos eleitores de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Santa Maria. Já quem estava no Exterior no dia da votação deve apresentar a justificativa até 30 dias após o retorno ao país.
É possível justificar no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde é o eleitor pode preencher o formulário necessário e também anexar, de forma digitalizada, o comprovante da impossibilidade de comparecimento, como um atestado médico ou comprovante de passagens.
Quem não votou no primeiro turno deveria ter justificado a ausência até o dia 1º de dezembro. Caso não faça o procedimento, precisa procurar um cartório eleitoral para regularizar a situação, o que ocorre após o pagamento de multa. O valor mínimo é de R$ 3,51.
É importante estar em dia com a Justiça Eleitoral para poder tomar posse em cargo público, fazer matrículas em instituições de ensino superior e, no caso de servidor público, receber o salário.
Após três ausências injustificadas às urnas, o título eleitoral pode ser cancelado.