Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (11), pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra que 63% da população é favorável à renúncia do presidente Michel Temer, ainda neste ano, para que haja uma nova eleição direta no país. Para que os eleitores voltem às urnas e elejam um novo presidente, seria necessário que Temer deixasse o cargo até o dia 31 de dezembro.
Segundo a Constituição brasileira, um novo pleito direto deve ser convocado em 90 dias se os cargos de presidente e vice ficarem sem titulares. Do contrário, a eleição é indireta, sendo decidida pelo Congresso Nacional.
Ainda de acordo com a pesquisa, 27% dos entrevistados são contrários à saída de Temer para que novas eleições ocorram - outros 6% são indiferentes e 3% não souberam responder. O levantamento foi realizado entre 7 e 8 de dezembro, com 2.828 pessoas, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Popularidade em queda
A pesquisa Datafolha também mostra que a popularidade do presidente Temer despencou desde julho. De acordo com o levantamento, 51% dos brasileiros consideram a gestão do presidente ruim ou péssima, ante 31% em julho.