Nos próximos dias, as atenções do mundo estarão voltadas para a escolha do sucessor de Barack Obama, nos Estados Unidos. O Grupo RBS destacou dois jornalistas para cobrir as eleições americanas e trazer para os gaúchos informações com um olhar diferenciado. Daniel Scola e Rodrigo Lopes irão acompanhar de perto os principais acontecimentos e produzir conteúdo para Gaúcha e Zero Hora.
Rodrigo embarca no dia 1º de novembro, quando começará uma cobertura on the road, de Ohio à Pensilvânia, estados fundamentais para a escolha do sucessor do presidente Obama. Ele também estará em Manhattan no dia 8, acompanhando o dia decisivo direto dos dois centros de comando da campanha de Hillary Clinton e Donald Trump, em uma cobertura multiplataforma, com textos para o site, reportagens especiais para a edição impressa, vídeos, participações via Facebook Live e breaking news no Twitter de ZH.
Scola viaja no dia 2 de novembro para a Flórida, o Estado “pêndulo”, que oscila entre Democrata e Republicano e tem muita representatividade no Colégio Eleitoral, sendo muito relevante para o resultado final das votações. No dia 6 de novembro, o repórter irá a Nova York, para contar os detalhes que antecedem o dia de eleição. Scola apresentará diretamente dos EUA os programas Gaúcha Atualidade, às 8h10, e Chamada Geral 2ª edição, às 16h30.
Ele também fará participações especiais em outros programas da rádio e estará online nas redes sociais e no site da Gaúcha, com cobertura ao vivo no Facebook Live (transmissão do Atualidade) e imagens direto dos Estados Unidos.
A convite da embaixada americana, a chefe de reportagem de Jornalismo da Gaúcha Andressa Xavier também estará no país e irá produzir reportagens e realizar entradas ao vivo em programas da Gaúcha. Andressa participará do projeto Election Night Reporting Tour, em um roteiro que passará por Washington, Filadélfia, Nova York e Miami.
A repórter participará de um encontro com porta-vozes dos dois partidos e acompanhará atividades de campanha de cada candidato.