Aos 17 anos de idade, ainda no colégio, Luciano Périco participou de uma promoção da Rádio Gaúcha cuja tarefa era simular uma narração. Vinte e três anos depois, após consagrar-se como o "gigante das arquibancadas" e um dos principais personagens do futebol gaúcho, é para essa mesma função que chega à RBS TV. Nesta segunda-feira (29), ao lado de Pedro Ernesto Denardin, Lucianinho foi oficialmente anunciado no Jornal do Almoço como novo narrador da emissora. A estreia já é nesta quarta-feira (31), na partida entre Inter e Fortaleza, no Beira-Rio, pela Copa do Brasil.
Além de comandar os jogos de futebol, ele terá um quadro semanal no Globo Esporte, batizado de Central do Torcedor. Nesta segunda, ele também participou do programa, ao lado de Alice Bastos Neves.
Luciano não vai deixar as transmissões de futebol da Gaúcha, onde começou a carreira, e permanece como âncora do Hoje nos Esportes (de segunda a sexta-feira, 17h30) e do Show dos Esportes (de segunda a sexta-feira, 20h10).
Recentemente, ele comandou narrações importantes dos Jogos Olímpicos pela Gaúcha. Uma delas foi a conquista do ouro pela seleção masculina de vôlei.
"O Lucianinho é um grande comunicador e representa uma relação forte e afetiva com o torcedor gaúcho e com os clubes. Agora, ele vai levar a arquibancada para a cabine da RBS TV – destaca o diretor de Jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas, que trabalhou com o novo narrador de 2008 a 2011 na rádio."
Luciano Périco formou-se em Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) um ano após entrar na Gaúcha como estagiário da extinta radioescuta, em 1998. Depois de alguns meses, foi para a produção do Esporte. Após um período cobrindo férias, recebeu a proposta de atuar nas arquibancadas levando ainda mais emoção para as transmissões. Em 2012, passou a apresentar o Show dos Esportes, substituindo Pedro Ernesto e ao lado de Cléber Grabauska. E, em 2014, assumiu o Hoje nos Esportes. Em maio deste ano, no clima de Olimpíada, Lucianinho, aceitou participar do projeto multiplataforma “Te mexe, Gigante” rumo a uma rotina mais saudável.
"Este processo é o início da construção do sonho de ser narrador. É uma evolução muito mais rápida do que eu poderia imaginar. Conto muito com a ajuda dos colegas e dos torcedores", comentou Lucianinho.