Um novo jornal chega às mãos dos leitores do Diário Catarinense nesta segunda-feira (26). Às vésperas de completar 30 anos, o DC revisou o portfólio de conteúdo, mas manteve a essência: oferecer a Santa Catarina um jornalismo de qualidade e credibilidade. Colunas, novas editorias e conteúdo multiplataforma inéditos formatam um produto diferenciado, cada vez mais catarinense. Transformador no impresso, online e mobile.
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As mudanças no produto e nas plataformas digitais resultaram de uma extensa pesquisa realizada pelo DC com diversos públicos. Eles apontaram o que precisam e querem ver no jornal. Essa transformação tem como objetivo oferecer aos leitores um conteúdo ainda mais relevante e de qualidade para todas as regiões do Estado.
"Nunca se leu tanto jornal quanto se lê hoje. O jornal nunca teve tanta oportunidade de alcançar seu público quanto ele tem hoje, por meio do papel e das diversas plataformas digitais. E é no jornalismo fortalecido que o Grupo RBS acredita e investe. O novo Diário Catarinense é inovador como o catarinense é", destaca a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle.
Uma nova marca traduz este posicionamento. Os dois pontos remetem à ideia de um conteúdo que ainda está por vir, de algo a se falar, do início de uma conversa. Com um projeto gráfico arrojado no site e no papel, o jornalismo do DC passará a ser chancelado por uma nova assinatura que reafirma a missão do jornal de conectar Santa Catarina e articular as forças regionais: Nosso Estado de Ponto a Ponto.
"Quando começamos a planejar a comemoração do trigésimo aniversário do Diário Catarinense, decidimos repensar o jornal. Discutimos sobre como torná-lo útil e relevante para os próximos 30 anos. A partir desse movimento de fora para dentro, com nossos públicos, identificamos o nosso novo posicionamento, ou seja, um jornal que faça a articulação das forças de Santa Catarina", destaca o diretor-geral de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS em SC.
Neste processo, o DC se reafirma como a fonte de informação mais confiável do Estado, com cada vez mais credibilidade junto ao leitor. As mudanças também estão alinhadas com o propósito do Grupo RBS de oferecer informações que transformam, com base na crença de que o jornalismo de qualidade nunca foi tão importante. Saiba mais sobre as mudanças no Diário Catarinense:
EDITORIAL
Para a nova fase, o DC contratou profissionais que têm se destacado no cenário da comunicação catarinense. A cobertura das regiões ganha força com os correspondentes que ocupam espaços cada vez mais relevantes dentro do jornal com conteúdo diário e envolvimento presencial maior nas comunidades. Dentre as novidades está a coluna De Ponto a Ponto, que destaca as prioridades político-sociais de Santa Catarina.
A edição de fim de semana é unificada e a soma dos jornais de sábado e domingo resulta em um produto mais robusto, informativo e relevante para o leitor. Será encartado o caderno Nós, que se propõe a fomentar diálogos sobre pautas polêmicas e traz uma coluna do comunicador catarinense Marcos Piangers. A Revista Donna passa a se chamar Donna+, com mais páginas sobre estilo de vida, variedades, gastronomia, arquitetura, viagem e beleza.
A edição de sexta-feira do jornal virá acompanhada da Revista Clube do Assinante, uma publicação especial com a programação cultural, reportagens sobre atrações e personalidades, bem como os benefícios do Clube oferecidos aos assinantes dos jornais do Grupo RBS.
DIGITAL
A experiência multiplataforma com o DC está mais fácil, ágil e dinâmica. O site contará com um novo layout, mais moderno, clean e responsivo – que se adapta automaticamente a qualquer tipo de tela. A página online destacará os colunistas e as novas editoriais digitais: Notícias, Estilo de Vida, Entretenimento e Vozes.
O conteúdo será espelhado também no aplicativo do Diário Catarinense, disponível na Apple Store e Google Play. O flip, disponível para assinantes no site do DC, passará a ser interativo em novembro. Isso quer dizer que, ao folhear o jornal digital, o internauta poderá assistir a vídeos, lances esportivos, ouvir podcasts, acessar galerias de fotos e links que levam para outras seções do site – bem como para páginas externas.
CAMPANHA
A equipe do DC realizou um roadshow com 14 apresentações para mercado, governo, instituições, clientes, agências, formadores de opinião e imprensa. O desdobramento da divulgação se deu com uma campanha multimídia desenvolvida pela agência Sambba, com foco no público leitor, assinantes, usuários, colaboradores e clientes.
Os vídeos estão sendo exibidos na RBS TV e TVCOM. Os spots podem ser conferidos na programação das rádios Itapema, Atlântida e CBN Diário. A campanha conta com ativação digital nos sites do Grupo RBS e nas redes sociais. Assinantes do DC e dos demais jornais do Grupo RBS em SC foram impactados também com e-mail marketing e sobrecapas no A Notícia e Jornal de Santa Catarina.
MERCADO
Além das novidades editoriais e visuais, a nova fase do Diário Catarinense é acompanhada de formatos comerciais diferenciados, que se adaptam à transformação do produto e conectam o mercado aos catarinenses. Assim como o site responsivo, os formatos também serão adaptados às diversas plataformas de acesso ao DC.
Os anunciantes encontrarão nestas plataformas a possibilidade de estabelecer uma comunicação dinâmica e mais próxima do público do DC – que atualmente é de 1,5 milhão de catarinenses por dia. O DC oferecerá uma série de oportunidades de entrega de conteúdo personalizado para os leitores, como, por exemplo, o branded content. Entre os destaques, estão novos projetos comerciais e formatos em que os conteúdos são selecionados a partir dos perfis dos usuários.