A estação de aluguel de bicicletas do BikePoa em frente ao Theatro São Pedro será remanejada nesta semana. Nos próximos dias, a Estação Praça da Matriz será levada para a zona sul de Porto Alegre em uma área na Avenida Diário de Notícias e será batizada de Estação Jockey. A mudança, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foi motivada por um pedido do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em função do ponto ostentar a logomarca do patrocinador em um local tombado pelo patrimônio.
O gerente de Projetos Especiais da EPTC, Antônio Vigna, explica que a escolha da zona sul como novo local da estação acontece por uma questão de demanda. Segundo Vigna, a zona sul tem uma maior procura pelas bicicletas e ao mesmo tempo a maior distância entre os equipamentos, enquanto no Centro, a situação é oposta. “Essa estação era a lanterninha (menos usada) e resolvemos assistir a uma região que é mais utilizada pelos usuários. Na licitação do sistema, vamos repensar a área central”, explica
A licitação referida pelo gerente de Projetos Especiais é a concorrência que está prevista para o ano que vem, quando uma empresa será escolhida para gerir o sistema. A atual responsável, a Serttel, tem contrato firmado com a prefeitura até setembro de 2015.
BikePoa
O sistema BikePoa completa dois anos no dia 22 de setembro. Neste período, foram realizadas cerca de 500 mil viagens, com 100 mil pessoas cadastradas. A estação com maior procura tem sido a da Usina do Gasômetro, com mais de 22 mil bikes retiradas, seguida pelo ponto da Redenção UFRGS, com 12 mil.
Em julho deste ano, dados da empresa Serttel, administradora do sistema na Capital, revelaram o envolvimento, cada vez mais crescente, dos usuários na utilização das bicicletas compartilhadas na cidade, como um verdadeiro modal de transporte. Das duas mil viagens diárias do BikePoa, cerca de 65% acontecem nos picos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, entre 17h e 20h, de segunda à sexta-feira.