O filme 'Getúlio' retrata os últimos 19 dias do gaúcho de São Borja na presidência do Brasil. Acusado de ser o mandante do atentado contra Carlos Lacerda, maior rival político do então presidente, Getúlio Vargas enfrenta uma crise em seu governo. A morte de um estadista, a descoberta do envolvimento do chefe de segurança da sua guarda, Gregório Fortunato, os pedidos para sua renúncia do poder e até a negociação dos militares para um golpe são apresentados no longa em ritmo acelerado.
Tony Ramos enfrentou uma caracterização especial para dar vida a Getúlio. Uma roupa de enchimento deixou o ator com uma aparência de 30 quilos mais gordo. Partes do cabelo e dos pelos do peito precisaram ser raspados sempre antes das gravações. Todos esses aspectos contribuíram para uma verdadeira transformação de Tony. Outros personagens como Carlos Lacerda, vivido por Alexandre Borges, a Alzira, filha do presidente, interpretada por Drica Moraes e Tancredo Neves personagem de Michel Bercovitch também apresentam enorme semelhança física.
Em sua estreia dirigindo filmes de ficção, João Jardim, escolheu uma narrativa cronológica dos fatos mesmo que todos já saibam o final da história. Em entrevista a Rádio Gaúcha, destacou que 'o importante é o como essa história é contada, a emoção que o herói passa nas situações'. João destacou ainda como a história de 'Getúlio' ainda é muito contemporânea, quando se fala de corrupção e desvio de dinheiro em governos.
João se diz especialmente ansioso pela estreia no Rio Grande do Sul devido a ligação de Vargas com o estado. Entre as atividades de preparação para as gravações, que começou em 2007, o diretor destacou a ida a São Borja.
'Pra mim foi marcante conhecer a fazenda Itu e conhecer a casa em que Getúlio morou quando pequeno. Ter visitado aquele lugar foi muito importante para passar para o Tony a impressão que eu tive de lá.' Confira a entrevista completa com o diretor.
'Getúlio' foi todo filmado no Rio de Janeiro, no Palácio do Catete. A cena do suicídio de Vargas foi gravada na mesma cama e com a mesma arma usadas pelo próprio presidente na época. Cenários reconstituídos para o filme, como o escritório do presidente, permaneceram no palácio que abriga um museu.
Confira o trailer do filme.