Com a chegada do horário de verão é inevitável sentir aquela vontade de ficar na rua até mais tarde. E que tal levar a bicicleta junto? Com uma hora a mais de sol por dia as pedaladas podem seguir até mais tarde, inclusive depois do trabalho. A partir de agora os dias ficam também mais quentes e alguns cuidados podem tonar a pedalada mais agradável. A equipe do Gaúcha No Pedal separou algumas dicas para quem usa a bike como meio de transporte e não larga mão dela nem mesmo no verão.
Roupa adequada
Para quem vai ao trabalho de bicicleta e pedala distâncias um pouco mais longas o ideal é trocar de roupa quando chega ao emprego. No calor de Porto Alegre é impossível não suar e isso pode incomodar alguns colegas. Para sair pela rua pense em uma roupa leve, mas procure usar aquelas que protegem seu corpo o caso de quedas (ou conviva com os arranhões). Nos pés, procure usar um calçado firme, de preferência um tênis, que mantenha controle no pedal e não escorregue.
Protetor solar
Embora o vento o rosto amenize a sensação de calor, não se engane! O sol deixa marcas! Use protetor solar sem medo. Passe principalmente na região do rosto, colo e ombros, áreas que ficam mais expostas aos raios. Não esqueça também das pernas e joelhos, caso use bermudas. Não é nada legal colocar uma calça jeans com os joelhos queimados!
Banho
Se o seu local de trabalho oferece vestiário, aproveite! Use a estrutura para se refrescar e leve o que você precisa em uma mochila. Utilize frascos menores para colocar shampoo, sabonete, cremes e o que mais achar necessário. Leve sempre um saco plástico para guardar a toalha molhada, para evitar que ela molhe todo o resto.
Bagageiro ou cesto?
Se vocês precisa levar muita coisa para o trabalho, o peso da mochila nas costas pode atrapalhar um pouco. Nesses casos, use a estrutura da bike a seu favor e instale um cesto ou bagageiro. O cesto fica na parte da frente e, dependendo do peso, pode desestabilizar o guidão, principalmente em trechos de passagem mais estreita. Não leve mais de 5kg no cesto. Se a opção for pelo bagageiro não esqueça de comprar um elástico bem firme com ganchos para prender a bagagem. O peso no bagageiro deixa a bike um pouco mais pesada e os trechos de subida você pode ter que fazer mais força, mas a vantagem é que o peso deixa a bicicleta mais estável. Faça um teste e veja qual é o melhor para sua necessidade.
Água
Nunca esqueça de levar uma garrafa de água no trajeto. Aproveite os sinais fechados para se hidratar. Em dias muito secos, transpiramos menos e não percebemos com tanta facilidade a perda de água do nosso corpo. Para não sofrer, a água é a melhor pedida. Isotônicos também valem, mas cuidado com o sódio, ok?
Batendo o cartão
Depois do trabalho vença a preguiça e coloque a calça jeans na mochila. Se o trajeto for longo, volte às roupas leves. Pedalar longas distâncias com roupas inadequadas pode causar desconforto e impedir uma pedalada no dia seguinte. Na saída do trabalho convença os amigos ciclistas a uma volta a mais! Andar pela cidade, sem se preocupar com o tempo é o melhor remédio para recarregar as energias e se livrar dos problemas do dia a dia!