Os rebeldes huthis do Iêmen atacaram dois destróieres americanos com drones e mísseis enquanto transitavam pelo estreito de Bab el Mandeb, embora os ataques tenham sido neutralizados, informou o Pentágono nesta terça-feira (12).
As embarcações foram atacadas na segunda-feira "por pelo menos oito sistemas aéreos não tripulados de ataque unidirecional, cinco mísseis balísticos antinavio e três mísseis de cruzeiro antinavio, os quais foram interceptados e neutralizados com sucesso", disse o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Pat Ryder, a jornalistas.
"Os navios não sofreram danos e nenhum membro da tripulação ficou ferido", acrescentou o funcionário.
Os huthis têm atacado navios que passam pela importante rota comercial do Mar Vermelho e do Golfo de Aden desde novembro de 2023. Segundo os próprios rebeldes, essas ações são realizadas em solidariedade aos palestinos que enfrentam as operações militares de Israel em Gaza.
Os Estados Unidos e outros países têm enviado navios militares para ajudar a proteger a navegação dessas ofensivas dos huthis, mas é raro que se reconheçam ataques direcionados a navios de guerra americanos.
As forças de Washington também realizaram frequentes ataques aéreos contra os huthis, na tentativa de prejudicar sua capacidade de afetar o transporte marítimo, e tentaram confiscar carregamentos de armas antes que chegassem às mãos dos rebeldes, mas essas operações têm persistido.
* AFP