O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira (12) que John Ratcliffe, que foi diretor de Inteligência Nacional durante o primeiro mandato do republicano, será o próximo diretor da CIA. A confirmação depende de aprovação do Senado.
"Ele será um combatente destemido pelos direitos constitucionais de todos os americanos, ao mesmo tempo em que garantirá os mais altos níveis de Segurança Nacional e a paz através da força", informou o republicano em um comunicado.
A CIA, Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, é responsável pela coleta de informações estratégicas de segurança em todo o mundo.
Ratcliffe já estava cotado para integrar o governo e chegou a ser considerado para o cargo de procurador-geral, conforme informações do portal g1. Aos 59 anos, ele é visto como um aliado próximo e leal ao presidente eleito. Anteriormente, atuou como congressista pelo Texas.
Durante o primeiro mandato de Trump, Ratcliffe foi criticado por democratas, que o acusaram de politizar o cargo de diretor de Inteligência Nacional.
Em 2020, opositores alegaram que ele usou sua posição para atacar adversários, incluindo o então candidato à presidência Joe Biden, além de ter sido alvo de críticas por divergir de avaliações de funcionários de carreira.