Mais 227 brasileiros foram resgatados de Beirute, no Líbano, nesta segunda-feira (7). A aeronave KC-30 deixou a capital do país por volta das 12h30min (horário de Brasília). Este é o segundo voo de repatriação realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde o início do conflito entre Israel e Hezbollah.
Além das pessoas, três pets estão a bordo. Antes de decolar, doações de insumos de saúde do governo brasileiro foram destinadas ao Líbano: 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais.
O destino final desta segunda leva será na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. Uma escala em Lisboa, em Portugal, está prevista.
Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a Operação Raízes do Cedro terá caráter continuado, com o objetivo de repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros.
Os primeiros 229 repatriados chegaram em São Paulo na manhã deste domingo (6). Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês, e 3 mil desejam deixar o país, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).