O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, se reunirá com o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, em Berlim na sexta-feira, informou o governo alemão nesta quarta (9).
O encontro foi agendado depois que uma reunião sobre a defesa da Ucrânia, marcada para sábado em uma base dos EUA na Alemanha, foi adiada porque o presidente Joe Biden adiou sua viagem devido ao furacão Milton.
Nessa reunião, Zelensky deveria apresentar "medidas claras e concretas para um fim justo da guerra" desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.
Uma fonte do governo alemão havia indicado na terça-feira que era "totalmente possível" que Berlim anunciasse um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia na reunião.
Zelensky, que usa cada viagem para pedir mais ajuda contra a Rússia, lamentou recentemente o atraso na chegada da ajuda das potências ocidentais.
O chefe de Estado ucraniano também viajará para Roma na sexta-feira, onde será recebido pelo papa Francisco pela manhã, de acordo com uma breve declaração do Vaticano. Depois de Roma, ele seguirá para Berlim.
* AFP