A Força Aérea Brasileira (FAB) atenderá o pedido do governo federal para que voos de repatriação busquem os cidadãos brasileiros que estão no Líbano. A primeira decolagem já está sendo preparada e tem previsão para ocorrer nesta quarta-feira (2), da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com o g1, cerca de 3 mil brasileiros demonstraram interesse em deixar o local — que vive conflito com Israel. A prioridade para o embarque será de mulheres, crianças e pessoas com necessidade de atendimento médico. A maioria são de Beirute e do Vale do Bekaa.
Segundo a FAB, uma aeronave modelo KC-30 partirá com destino à capital do Líbano, com escala em Lisboa (Portugal) e deve retirar 220 brasileiros do país.
O Itamaraty orienta que todos os brasileiros com capacidade financeira para deixar o território libanês realizem este movimento. Aproximadamente 21 mil nascidos no Brasil moram no Líbano atualmente.
Em 2006, aproximadamente 3 mil cidadãos do Brasil deixaram o Líbano durante a última grande crise entre Israel e o Hezbolah.