Em seu segundo dia de compromissos em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um encontro agendado com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. Além disso, o petista deverá participar de eventos organizados pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e pela fundação do fundador da Microsoft, Bill Gates. As informações são do g1.
Ele está na cidade desde sábado (21) para participar da 79ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na próxima terça-feira (24), quando fará o discurso de abertura.
Acordo Mercosul-UE na pauta
No encontro com a Ursula Von der Leyen, Lula deve tratar do acordo comercial do Mercosul com a União Europeia – que está travado em função da contrariedade de alguns países europeus, como a França, a trechos do acordo que tratam de produção agrícola.
Na última terça-feira (17), durante reunião com os chefes dos poderes para anunciar medidas contra incêndios florestais e queimadas, Lula disse que vai tentar evitar que o aumento do fogo no país seja incluído nas tratativas sobre o acordo.
— Eu estarei com a negociadora da Comissão da União Europeia agora em Nova York. E um dos assuntos que vou conversar com ela é para que não coloque esse tema no acordo entre a América do Sul e a União Europeia — disse Lula.
O presidente também participará de um evento da Iniciativa Global Clinton, organizado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e da premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates.
O presidente também vai ter um encontro bilateral com o primeiro-ministro da República do Haiti, Garry Conille.
Cúpula do Futuro
No domingo (22), o presidente brasileiro discursou na Cúpula do Futuro, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Críticas ao Conselho de Segurança, pedidos por maior representação do "sul global", fome e guerras foram os principais temas abordados pelo mandatário brasileiro, segundo o Estadão.