O primeiro navio a utilizar um corredor marítimo entre o Chipre e a Faixa de Gaza para entregar ajuda humanitária zarpou em direção ao território palestino nesta terça-feira (12), informou a ONG espanhola proprietária da embarcação.
O navio "Open Arms", que tem o mesmo nome da organização espanhola, saiu do porto cipriota de Larnaca à 6h50min (3h50min de Brasília), anunciou Laura Lanuza, porta-voz da ONG que atua no resgate de migrantes no Mediterrâneo.
A embarcação transporta quase 200 toneladas de alimentos como arroz, farinha ou conservas, que serão distribuídos em Gaza pela organização World Central Kitchen (WCK), liderada pelo chef hispano-americano José Andrés.
"A ajuda humanitária fornecida pela WCK zarpou para Gaza no navio Open Arms", confirmou a organização em uma mensagem na rede social X (antigo Twitter), na qual destaca que "trabalha para enviar o maior número de navios possível".
A WCK tem equipes em Gaza desde o início da guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel em 7 de outubro, e construiu um cais, cuja localização não foi divulgada por razões de segurança, para conseguir descarregar a ajuda.
O Chipre é o país da União Europeia mais próximo da Faixa de Gaza, a 370 quilômetros de distância.