A visita do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil destacou parcerias entre as duas nações em diversos âmbitos, inclusive no futebol. Em ato no Itamaraty nesta quinta-feira (28), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma camisa da seleção do país europeu, com o nome de Kylian Mbappé, destaque do Paris Saint-Germain.
Ao lado dele, além da primeira-dama Janja, e de Macron, estavam os meio-campistas Raí e Dimitri Payet. Hoje aposentado, Raí é um dos maiores ídolos do Paris Saint-Germain, onde jogou entre 1993 e 1998. Em 2020, durante as celebrações dos 50 anos de fundação, o clube realizou uma eleição na qual Raí foi apontado por sócios, ex-atletas e jornalistas como o maior jogador da história do PSG.
O francês Dimitri Payet, que disputou a Eurocopa de 2016 como titular da seleção da França, atualmente joga no clube carioca Vasco da Gama. Aliás, o meia também entregou camisas do Vasco para os dois chefes de Estado.
Além do ato no Itamaraty nesta quinta, os dois jogadores participaram do jantar promovido por Macron em São Paulo na quarta, que reuniu personalidades da cultura e do esporte e representantes da comunidade francesa no Brasil.
O presidente francês encerra nesta quinta uma visita de três dias ao Brasil. Acompanhado de Lula, ele visitou a floresta amazônica e comunidades indígenas, concedeu uma honraria ao cacique Raoni, e lançou um submarino, além de assinar atos de cooperação.