A visita do presidente da França, Emmanuel Macron, a Belém, capital do Pará, nesta terça-feira (26) foi marcada pelo clima descontraído e fraterno junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A passagem pela região garantiu muitas imagens e até uma selfie nas redes sociais do líder francês, rodeado por lideranças indígenas.
O tom espontâneo das imagens virou meme nas redes sociais. Usuários brincam que as fotos parecem um ensaio de casamento ou de terceirão, por exemplo (veja abaixo).
Durante a visita, os dois presidentes anunciaram um programa que pretende investir 1 bilhão de euros (R$ 5 bilhões) na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul. Segundo declaração conjunta, o investimento será realizado nos próximos quatro anos e terá colaboração entre bancos públicos brasileiros e a Agência Francesa de Desenvolvimento. Há também a previsão de investimento privado no projeto.
Macron desembarcou em Belém para uma visita de Estado de três dias no Brasil. Nesta terça, promoveu a condecoração do cacique Raoni Metuktire, do povo Caiapó, que recebeu o título de cavalheiro da Legião de Honra, a mais alta distinção francesa. Também passou pela Baía do Guajará e pela Ilha Combu, onde viu a sumaúma, maior árvore da Amazônia. Visitou ainda uma produtora de chocolate de uma comunidade ribeirinha. Os próximos dias incluem agenda no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.