Um relatório do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) dos EUA identificou que quatro parafusos necessários para manter no lugar a porta de um avião Boeing 737 MAX, da Alaska Airlines, estavam faltando antes da ejeção da peça em 5 de janeiro.
Os investigadores do acidente disseram em um documento preliminar, divulgado nesta terça-feira (6), que a ausência de "danos ou deformação por contato" em torno de certos buracos "indica que os quatro parafusos que impedem o movimento ascendente do plugue da porta estavam faltando" antes de ele voar para fora da aeronave.
Os parafusos parecem ter sido deixados de fora depois que a Boeing e um de seus fornecedores realizaram ajustes na fuselagem do avião, logo após sua chegada à fábrica da Boeing em Renton, Washington, disse o relatório do NTSB.
Na ocasião, o plug da porta teve que ser aberto para que substituíssem rebites danificados identificados em 1º de setembro, um dia após a chegada da fuselagem, ainda segundo o NTSB. Para abrir o tampão, os quatro parafusos tiveram que ser removidos.