Uma aeronave operada pela companhia Alaska Airlines sofreu descompressão em voo nessa sexta-feira (5) após perder um pedaço de fuselagem, que incluía uma janela, e precisou realizar um pouso de emergência nos Estados Unidos.
O voo AS 1282, com um avião modelo Boeing 737 MAX 9, decolou do aeroporto de Portland às 17h06min (horário local), com destino à Califórnia. Logo após iniciar a subida, a aeronave sofreu uma descompressão, quando um painel inteiro da fuselagem se rompeu. Havia 171 passageiros a bordo, além de seis tripulantes.
Conforme a CNN, o avião se despressurizou rapidamente, e as máscaras de oxigênio caíram para auxiliar os passageiros a respirar. Ao perceber a despressurização, a tripulação executou uma descida de emergência e a aeronave retornou em segurança ao aeroporto de Portland, onde aterrissou. Não houve feridos.
Após o ocorrido, a Alaska Airlines anunciou que vai retirar temporariamente todos os seus 65 aviões 737 Max 9 de operação, com o objetivo de realizar inspeções em todas as aeronaves.
“Cada aeronave retornará ao serviço somente após a conclusão de todas as inspeções de manutenção e segurança. Projetamos que todas as inspeções serão concluídas nos próximos dias”, afirmou em nota o CEO da Alaska Airlines, Ben Minicucci.
"Estamos trabalhando com a Boeing e com os reguladores para entender o que ocorreu nesta noite, e compartilharemos atualizações quando mais informações estiverem disponíveis", acrescentou o CEO da empresa no comunicado.