O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou a proposta de cessar-fogo na guerra contra o Hamas nesta quarta-feira (7). O grupo terrorista havia dado resposta positiva, na terça-feira (6), para a proposta de trégua, informou o premiê do Catar. As informações são do portal g1.
Netanyahu também insistiu, em entrevista coletiva, que a vitória sobre o Hamas aconteceria nos próximos meses.
Em resposta, um oficial do Hamas afirmou que reação de Netanyahu a possível trégua evidencia que primeiro-ministro israelense tem o desejo de continuar protagonizando conflitos na região.
O novo cessar-fogo foi proposto pelo Hamas, com duração de quatro meses e meio. O acordo também exigia liberação de todos os reféns, a retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza, além da entrada de ajuda humanitária no território.
A proposta previa ainda um acordo para o fim da guerra. O possível acordo foi uma resposta a proposta elaborada pelos Estados Unidos, Israel, Catar e Egito.
Na quinta-feira (8), está prevista uma nova rodada de negociações de trégua, a ser realizada no Cairo, no Egito. O oficial do Hamas Osama Hamdan informou que uma delegação do grupo terrorista participará da nova ronda de negociações.