Um bombardeio israelense atingiu os arredores de Damasco, capital da Síria, nesta quinta-feira (28), reportaram veículos estatais e o Ministério da Defesa sírio.
"Por volta das 23h05 (locais, 17h05 de Brasília) de hoje, o inimigo israelense efetuou bombardeios a partir do Golã sírio ocupado, dirigidos a alvos na região meridional", destacou o Ministério da Defesa em nota, sem mencionar vítimas.
Anteriormente, a agência oficial síria Sana havia noticiado que a "defesa aérea" tinha interceptado "alvos hostis nos arredores de Damasco".
"Um ataque israelense atingiu os arredores da capital, Damasco", confirmou a TV estatal.
Israel não costuma se pronunciar sobre ataques específicos na Síria, mas insiste em que não irá permitir que o Irã, seu arqui-inimigo, que apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, expanda sua presença no país.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, os ataques tiveram como alvo uma posição da defesa antiaérea síria na região de Swida, no sul, e os arredores do aeroporto internacional de Damasco.
Israel lançou centenas de ataques aéreos contra seu vizinho do norte desde o início da guerra civil síria, em 2011, em sua maioria contra as forças apoiadas pelo Irã e do Hezbollah libanês, assim como postos do exército sírio.
Os ataques foram intensificados após 7 de outubro, quando teve início a guerra contra o grupo islamista palestino Hamas, um aliado do Hezbollah.
* AFP