Um brasileiro, natural de Porto Alegre, desapareceu após o ataque do Hamas a Israel na manhã deste sábado (7), no horário local. De acordo com a família, trata-se de Ranani Nidejelski Glazer. Ele vivia há cerca de sete anos em Tel Aviv.
De acordo com familiares, Glazer estava em uma festa rave que ocorria próxima à Faixa de Gaza quando, por volta das 6h, começou o bombardeio. Ele estava junto da namorada, Rafaela Treistman, e de um amigo.
Nas redes sociais, postou um vídeo em que mostra a fumaça e é possível ouvir o som dos foguetes.
— Triste ter que estar nessa situação e não sei. Tipo, tomara que não sejam meus últimos stories — disse.
Rafaela contou que eles e outras pessoas que estavam na festa fugiram correndo e conseguiram abrigo em um bunker. Dentro do abrigo, Glazer gravou mais um vídeo e publicou nas redes sociais.
— Cara, eu juro que essa situação não tem como inventar. No meio da rave, a gente parou num bunker, começou uma guerra em Israel, pelo menos a gente tá num bunker agora, seguro. Vamos esperar dar uma baixada nisso, mas, cara, foi cena de filme agora, gente correndo, quilômetros, para achar um lugar pra se esconder, velho — disse.
Eles ficaram no bunker por cerca de três horas até que o local foi bombardeado, segundo Rafaela. Após, ela e o amigo saíram do abrigo e fugiram. Eles conseguiram ver que havia pessoas junto ao chão na parte interna ao sair. Os dois só perceberam um tempo depois que Glazer não havia saído com eles. A dupla procurou a polícia, que os orientou a irem até um hospital.
Depois, eles ligaram para o celular de Glazer, que não chamava até o fim da manhã deste sábado. Desde então, não há notícias sobre ele.
Quem é
Ranani Nidejelski Glazer nasceu em Porto Alegre e tem cidadania israelense. O pai dele mora em Israel e a mãe, na Capital. Ele estudou no Colégio Israelita. Há cerca de sete anos, se mudou para Israel, onde prestou serviço militar. Vive em Tel Aviv com amigos e trabalha como entregador.