Quase 100 mil pessoas participaram em uma manifestação neste sábado (21) em Londres para pedir o "fim da guerra em Gaza" e expressar apoio aos palestinos, duas semanas após o início da guerra entre Israel e o grupo Hamas.
Milhares de manifestantes, com cartazes e bandeiras palestinas, caminharam pelo bairro de Marble Arch, no centro da capital britânica, aos gritos de "Palestina Livre". O protesto interrompeu o trânsito na região.
O conflito começou depois do brutal ataque do grupo islamista palestino no território israelense, que matou mais de 1,4 mil pessoas, a maioria civis, segundo as autoridades de Israel.
O Exército de Israel respondeu com bombardeios incessantes contra a Faixa de Gaza, onde mais de 4,3 mil pessoas morreram, a maioria civis, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, território palestino governado pelo Hamas.
A polícia de Londres informou que 100 mil manifestantes estavam reunidos em Marble Arch às 14h (11h de Brasília). Quase mil agentes das forças de segurança foram mobilizados.
— Viemos dar nosso apoio, não podemos ficar calados, acompanhar as notícias e não fazer nada — declarou à AFP Mariam Abdul-Ghani, estudante de 18 anos cuja família é natural dos Territórios Palestinos.