Mais 215 brasileiros resgatados em Tel Aviv, em Israel, chegaram ao Rio de Janeiro na madrugada deste domingo (15). O avião com os repatriados pousou a 1h45min no Aeroporto do Galeão, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB). Neste grupo, também estavam 16 pets, incluindo cães e gatos.
Este é o quinto voo de repatriação feito pela FAB dentro da operação Voltando em Paz, do governo federal. Com esta chegada, já são 916 repatriados desde que teve início o conflito no Oriente Médio, no último sábado (7).
A sexta aeronave da missão, que foi cedida pela presidência da República, aguarda para repatriar cerca de 20 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e se deslocaram no sábado (14) rumo ao sul da região para atravessar a fronteira com o Egito.
A sétima decolou do Rio de Janeiro na tarde de sábado e deve retornar ao Brasil na madrugada de terça-feira (17).
A previsão do Itamaraty é de que sejam realizados cerca de 15 voos para transportar as 2,7 mil pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Os brasileiros que querem deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
Outros desembarques
A primeira aeronave trouxe 211 brasileiros repatriados, chegando pouco depois das 4h da última quarta-feira (10) em Brasília. Outros 214 brasileiros chegaram ao Rio de Janeiro às 2h41min de quinta (11), no segundo voo de repatriação. Junto, vieram três gatos e um cachorro.
O terceiro voo pousou em Guarulhos (SP), por volta das 11h30min de sexta-feira. O voo chegou à cidade paulista após parada anterior no Recife (PE). Em Guarulhos, chegaram 64 passageiros resgatados, depois que outros cinco desceram na capital pernambucana.
Pousou em Porto Alegre na manhã de sábado o quarto voo, com 207 passageiros, incluindo 13 moradores do Estado. De acordo com o governo federal, havia pessoas de São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Natal, Manaus, Fortaleza, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Vitória, Porto Seguro, João Pessoa e Belém.