O magnata de mídia Rupert Murdoch, 92 anos, deixará a presidência da Fox Corporation, empresa matriz do canal Fox News, assim como da News Corp, passando o cargo para o filho Lachlan, anunciaram ambas as empresas em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (21).
A saída será oficializada na próxima assembleia geral de acionistas das duas empresas, em meados de novembro. Rupert Murdoch se tornará, então, presidente "emérito".
"Em nome dos conselhos de administração da FOX e da News Corp, das equipes diretoras e de todos os acionistas que se beneficiaram de seu trabalho árduo, felicito meu pai por sua notável carreira de 70 anos", disse Lachlan Murdoch, 52 anos, no comunicado, no qual saudou seu "espírito pioneiro, sua determinação inabalável" e seu "legado duradouro", acrescentando que conta com seus "valiosos conselhos".
O dono do império Fox, cujo canal de notícias 24 horas Fox News é fundamental para os conservadores dos Estados Unidos, sai em um momento-chave, à medida que se aproxima a eleição presidencial norte-americana de 2024 e que tem Donald Trump como favorito nas primárias republicanas.