Integrante da missão gaúcha que participa de evento sobre geoparques em Marrakesh, no Marrocos, Gilberto Ferreira conta que pensou estar presenciando a queda de um avião quando sentiu os primeiros efeitos do terremoto de magnitude 6,8 que ocorreu na cidade na noite desta sexta-feira (8).
O jornalista de 42 anos compõe a comitiva da qual fazem parte prefeitos e pesquisadores das regiões do Rio Grande do Sul que tiveram o reconhecimento da Unesco Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A missão é liderada pelo vice-governador Gabriel Souza.
— Havíamos jantado, voltamos para o hotel, troquei de roupa e fui telefonar para minha esposa. No momento que eu estava indo para falar com ela, começou aquele estrondo, aquela barulheira e eu não sabia o que estava acontecendo, porque nunca tive essa experiência. A única coisa que eu pensei é que era um avião caindo — contou.
Ferreira relata que percebeu fragmentos de alvenaria das paredes do hotel se desprendendo e caindo nos corredores. Após o tremor, segundo ele, os hóspedes começaram a ser removidos do prédio e alojados em área externa, sob vigilância de autoridades locais. O jornalista explica que reconheceu a fala em língua inglesa de um hóspede, mencionando que se tratava de terremoto.
Os brasileiros foram orientados a ficarem dentro das instalações por precaução e, por isso, não foi possível observar os efeitos do tremor na cidade.
De acordo com a assessoria do vice-governador do Estado, que lidera a missão no norte da África, o grupo relatou ter sentido os efeitos do tremor às 19h13min no horário de Brasília, o que corresponde a 23h13min no horário marroquino, quando já estavam no hotel. O grupo tem retorno ao Brasil previsto para este sábado (9).
A comitiva gaúcha é formada por representantes do governo estadual, pesquisadores, gestores municipais das regiões dos geoparques do Rio Grande do Sul. Eles participam do 10º Encontro Mundial de Geoparques da Unesco — Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O que é um geoparque?
Geoparque é um território com limites definidos e com uma estratégia de desenvolvimento sustentável. É um local com relevância geológica internacional, incluindo também bens naturais e culturais, que é promovido com foco na conservação da natureza, na educação para a sustentabilidade e no desenvolvimento econômico por meio do turismo. Ampliando a conscientização sobre a importância destes locais, os geoparques fortalecem a identificação das pessoas com estes territórios e estimulam novas oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável.
Além de reafirmar o compromisso da promoção do desenvolvimento local sustentável, os dossiês enviados são compostos de auto avaliações de elementos, como a geologia, a educação, a informação e o desenvolvimento local sustentável. A partir das informações indicadas nos relatórios que a Unesco, em uma visita presencial, avalia aspectos e características que justificam o título de geoparque.