As eleições legislativas na Polônia, um país comandado há oito anos pelo partido nacionalista populista Direito e Justiça (PiS), serão realizadas em 15 de outubro, dentro dos prazos constitucionais, anunciou o presidente polonês, Andrzej Duda, nesta terça-feira (8).
"Foi decidida a realização das eleições em 15 de outubro de 2023", declarou o mandatário na rede social X, antes conhecida como Twitter.
Os poloneses deverão eleger 460 deputados e 100 senadores.
Segundo as pesquisas, o PiS parte com vantagem para vencer pela terceira vez consecutiva, embora não tenha apoio suficiente para governar sozinho.
De acordo com as pesquisas, os nacionalistas-populistas possuem 33% das intenções de voto, à frente do principal partido de oposição, o centrista Plataforma Cívica (PO), que contaria com um apoio de 26% a 32%.
O partido de extrema direita nacionalista libertário e eurocético Confederação ficaria em terceiro lugar com aproximadamente 12% dos votos.
Em quarto lugar, estaria a coalizão do partido rural PSL e de centro-direita Polska 2050, e a esquerda com entre 10% e 11% dos votos, segundo diferentes pesquisas.
* AFP