Um objeto não identificado, no formato de um cilindro metálico, foi encontrado, neste sábado (15), na praia australiana de Green Head. A polícia local, a Força de Defesa Australiana e parceiros marítimos estão conduzindo as investigações sobre a origem do item.
"Queremos assegurar à comunidade que estamos ativamente envolvidos em um esforço colaborativo com várias agências estaduais e federais para determinar a origem e a natureza do objeto", disse, em comunicado, a polícia local.
A Agência Espacial Australiana também foi mobilizada e está trabalhando para apurar a origem do achado. "O objeto pode ser de um veículo de lançamento espacial estrangeiro, e estamos em contato com contrapartes globais que podem fornecer mais informações", esclareceu em uma publicação nas redes sociais.
Hipóteses sobre origem do objeto
Desde o surgimento do item, algumas pessoas começaram a especular que ele poderia fazer parte do MH370, um avião que desapareceu em 2014 na costa oeste da Austrália, com 239 passageiros a bordo. No entanto, para o especialista em aviação Geoffey Thomas isso seria pouco provável.
— Não é parte de um Boeing 777 e o fato é que o MH370 foi perdido há nove anos e meio , então mostraria muito mais desgaste nos destroços — declarou Geoffrey, em entrevista a BBC. O especialista acrescentou ainda que acredita que o item seja um tanque de combustível de um foguete que caiu no Oceano Índico.
No momento, as autoridades estão tratando o cilindro como potencialmente perigoso e, em razão disso, solicitaram que as pessoas mantenham uma distância segura dele.
Apesar das recomendações, na noite de sábado, alguns residentes de Green Head foram até o local para ver o item. Em depoimento à emissora pública australiana, os moradores relataram que o objeto tinha cerca de 2,5 metros de largura e entre 2,5 e 3 metros de comprimento.