Ao menos três pessoas morreram e outras seis ficaram feridas em razão de um ataque a tiros na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, nesta quarta-feira (19). O atentado ocorreu às 7h22min locais (16h22min no horário de Brasília), antes da abertura da Copa do Mundo Feminina, marcada para a madrugada desta quinta-feira (20) no Brasil. O autor dos disparos morreu e pelo menos um dos policiais ficou ferido.
Segundo informações do g1, o atentado ocorreu perto de um canteiro de obras na Rua Quay Street, uma das mais famosas da região, e próximo do hotel de um dos times que disputará partida na quinta-feira.
"O que aconteceu é compreensivelmente alarmante e estamos assegurando ao público que este incidente foi contido e é um incidente isolado. Também podemos informar que isso não é um risco à segurança nacional", disse a polícia local nas redes sociais.
O estádio Eden Park, na cidade de Auckland, vai ser palco do primeiro jogo da Copa do Mundo Feminina deste ano. A partida entre Nova Zelândia e Noruega, marcada para começar às 4h (no horário de de Brasília) de quinta-feira, acontecerá a cerca de quatro quilômetros do local do tiroteio.
O treinamento da seleção italiana foi adiado porque as jogadoras não podem sair do hotel. As autoridades, contudo, disseram que o torneio ocorrerá conforme planejado e que não houve qualquer ameaça para as seleções.
Várias ruas de Auckland foram isoladas pela polícia, todos os serviços de transportes marítimos para a cidade foram cancelados e os ônibus que passam por algumas áreas da cidade foram também desviados, de acordo com as autoridades. Todos os serviços de balsa para Auckland foram cancelados e os ônibus que passam por algumas áreas serão desviados, disseram as autoridades.