Um voo comercial decolou neste sábado (17) de Sanaa, a capital do Iêmen controlada pelos rebeldes houthis, rumo à Arábia Saudita, pela primeira vez desde 2016, em mais um sinal de distensão entre as partes.
O avião da companhia Yemenia Airways partiu às 20h00 locais (14h em Brasília) com 277 passageiros que vão realizar a peregrinação a Meca, a principal cidade sagrada do Islã, disse um funcionário iemenita à AFP.
A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita mantinha um bloqueio ao aeroporto internacional de Sanaa desde 2016, em meio ao conflito com os rebeldes houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã.
"Com sorte, o bloqueio vai terminar e o aeroporto permanecerá aberto. Estamos muito felizes e aliviados", disse Mohamad Askar, um dos passageiros.
A guerra no Iêmen começou em 2014 e provocou uma das piores crises humanitárias do mundo, com centenas de milhares de mortos.
Os combates foram diminuindo desde que a ONU negociou uma trégua há um ano, ainda que oficialmente o conflito tenha terminado em outubro.
Nos últimos meses, várias iniciativas diplomáticas geraram esperanças de paz no país, o mais pobre da península arábica.
Uma delas foi a aproximação entre o Irã e a Arábia Saudita, após sete anos de rivalidades.
Riade também retomou os vínculos com a Síria, aliada do Irã, e intensificou seus esforços de paz no Iêmen.
Uma delegação saudita visitou Sanaa em abril para participar das negociações com vistas a estender a trégua e estabelecer as bases de um cessar-fogo mais duradouro.
* AFP