O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi está em condição "estável" nesta quinta-feira (6), depois de passar a noite em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Milão, informou um ministro de seu partido.
O político e empresário dos meios de comunicação, 86 anos, atualmente senador, foi hospitalizado diversas vezes nos últimos anos. Na quarta-feira ele foi internado na unidade de cardiologia do hospital San Raffaele de Milão por problemas respiratórios.
Berlusconi está sendo tratado de uma "infecção pulmonar" causada por "uma condição hematológica crônica, da qual é portador há muito tempo: a leucemia mielomonocítica crônica", diz o primeiro boletim médico divulgado desde a internação na quarta-feira. A doença ocorre quando a medula óssea produz células sanguíneas em excesso. Há tratamento capaz de controlar o problema na maioria dos pacientes.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, membro do partido de Berlusconi (Forza Italia), declarou à rádio Rai Uno que conversou com o médico do empresário.
— Ele disse que Silvio Berlusconi teve uma noite tranquila, que a situação é estável — afirmou.
Berlusconi foi levado às pressas para o hospital depois de reclamar de dificuldades para respirar e estava com baixos níveis de oxigênio no sangue, o que provoca um estresse para os sistemas cardiovascular e respiratório, informou a imprensa italiana.
Berlusconi foi primeiro-ministro durante nove anos entre 1994 e 2011. Ele dominou a política do país por duas décadas, apesar dos escândalos sexuais e dos processos que abalaram sua imagem.
Seu partido, Forza Italia, é um aliado minoritário da coalizão de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni.